Casos de Sucesso

SEMACE consolida sua infraestrutura de TI e obtém 60% de aumento na capacidade de processamento

A SEMACE precisava melhorar e atualizar sua infraestrutura de TI para atender suas atuais demandas e se preparar para as futuras, garantindo também um ambiente mais escalável, com baixo consumo de energia e fácil gerenciamento. Foi neste momento que a Chip & Cia através de seus consultores especializados iniciaram junto com a equipe da Diretoria de Tecnologia da Informação e Geoprocessamento da SEMACE o projeto de reestruturação do Data Center.

?Ficamos satisfeitos com esta solução, não só por atender às nossas necessidades imediatas, mas também por permitir um crescimento planejado em longo prazo. Além disso, a nova infraestrutura simplificou o gerenciamento e a manutenção de nossos sistemas pela equipe de TI, que está mais tranquila com relação à segurança e disponibilidade dos dados,? ressalta Eduardo Freitas, gerente de infraestrutura da SEMACE.

Modernizar o Data Center foi o passo inicial para iniciar o processo de melhorias para seus clientes além da oferta de novos serviços. Ainda este ano será disponibilizada uma nova versão do sistema de atendimento, na qual os consultores poderão gerenciar melhor seus clientes, bem como acompanhar os requerimentos realizados à SEMACE e os processos de licenciamento já em andamento no Órgão.
Cenário Anterior

- Servidores antigos;
- Politica de backup deficiente;
- Não havia redundância nem alta disponibilidade dos servidores;
- Falta de um gerenciamento centralizado;
- Nível baixo de segurança da informação;

Solução

- Unidade de Backup automatizada HP MSL 4048;
- Servidor de chassis HP Blade C3000;
- Software de gerenciamento do backup HP Data Protector;
- Serviços de configuração, implementação e suporte;

Resultados

- Alta Disponibilidade dos servidores;
- 60% de aumento da capacidade de processamento;
- Ganho em escalabilidade;
- Redução dos riscos com backup e restaurações mais rápidas e consistentes;
- Aumento da segurança;
- Gerenciamento centralizado do ambiente;
- Redução do espaço físico e consumo de energia;
- Diminuição das paradas não programadas (Down Time);

Sobre a SEMACE

A Superintendência Estadual do Meio Ambiente, SEMACE, é uma instituição pública, vinculada ao Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente (Conpam), que tem a responsabilidade de executar a Política Ambiental do Estado do Ceará. O marco atual da gestão é assegurar a integridade ambiental necessária à sustentabilidade dos recursos naturais e à qualidade de vida, tendo como atribuição executar a política estadual de controle ambiental do Ceará.

A Diretoria de Tecnologia da Informação e Geoprocessamento da SEMACE tem a missão de promover uma contínua evolução tecnológica, implementando soluções inteligentes, a fim de alcançar excelência, inovação e domínio tecnológico de informática e geoprocessamento com qualidade nos serviços prestados às diversas áreas da Instituição, em benefício do cidadão.

Veja também

Av. Ministro Geraldo B. Sobral, 2100

Edf. JFC Trade Center | Sala 1204

Bairro Jardins - Aracaju-SE - CEP 49026-010

TEL +55 (79) 2106 0606